Notícia

Aeromédico completa 10 anos de existência

Helicóptero tem um trabalho importante no salvamento de vítimas na região
Aeromédico completa 10 anos de existência

Um helicóptero se aproximando de uma ambulância. Uma imagem bem familiar das pessoas que moram nas regiões Oeste e Sudoeste.

Nesta segunda-feira (22), completa 10 anos que o serviço foi implantado em Cascavel, para atender pacientes que precisam de transporte emergencial. De 2014 até agora são 4.661 voos pela vida.

A missão do serviço é fazer tudo para transportar o paciente até o local que ele precisa para receber o melhor tratamento.

Na equipe com divisões de tarefas tem conhecimentos, equipamentos, processos e pessoas qualificadas para realizar o transporte.

Dentro da aeronave tem tudo que o paciente em estado grave necessita, mas de uma forma mais compacta, otimizando espaço o máximo possível.

É uma UTI (Unidade de Atendimento Intensivo) aérea com bombas de infusão, ventilador mecânico, conexões de oxigênio, monitor cardiodesfibrilador e muita medição. Tem até kits mais usados como máscaras, soros e seringas, nessas pequenas bolsas atrás do banco do piloto.

Não existe atendimento simples. Acomodar o paciente para que ele fique confortável é sempre um desafio, mas o transporte de crianças costuma tocar mais no coração das equipes.

Quando a equipe da Catve chegou ao hangar onde o helicóptero fica, no Aeroporto de Cascavel, é possível ver a aeronave sendo abastecida.

O helicóptero voa a uma velocidade média de 180 a 200 km/h. Na sexta-feira ele foi chamado para atender uma situação em Corbélia.

A união é uma das grandes virtudes do Aeromédico. Geralmente o grande aparato sai ente 5 a 10 minutos. Enquanto o comandante avalia o cenário, médico e enfermeira preparam os equipamentos de acordo com o perfil chamado.

Até mesmo equipes do Samu que fazem os atendimentos terrestres são treinadas para quando for preciso acionar o Aeromédico.

Fonte(s): https://catve.com/noticia/6/408955/aeromedico-completa-10-anos-de-existencia

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.