Notícia

Brigadistas do Ibama iniciam combate a incêndio na Bolívia que ameaça Serra do Amolar, no

Portaria autorizando a ida dos brigadistas ao país vizinho foi publicada nesse fim de semana. Fogo se espalha rapidamente pela região da Ser
Brigadistas do Ibama iniciam combate a incêndio na Bolívia que ameaça Serra do Amolar, no

Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão na Bolívia para combate a incêndios que ameaçam a Serra do Amolar, santuário da biodiversidade no Pantanal. As equipes entraram no território do país vizinho nesse domingo (8) e seguem no trabalho contra o fogo nesta segunda-feira (9). 

Brigadistas atuam em território boliviano. — Foto: Ibama/Reprodução

Brigadistas atuam em território boliviano. — Foto: Ibama/Reprodução

A chefe de planejamento de operações do Ibama no Pantanal, Thainan Bornato, explica que a ida dos brigadistas brasileiros à Bolívia é uma ação para proteção do território do Brasil, em específico à área da comunidade indígena Guató.

 

"São 12 brigadistas autorizados para irem à Bolívia e voltarem. A autorização é para proteger os indígenas. O fogo era observado, mas não tinham a autorização para entrar. Os brigadistas estão no combate durante o dia, na Bolívia, e voltam ao território Guató. Enviamos com apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica", explica a representante do Ibama.

 

 

Fogo ameaça Serra do Amolar

 

 

Segundo apuração do g1, os brigadistas foram para a Bolívia nesse domingo, no início da tarde. A entrada dos trabalhadores foi articulada e viabilizada pela Agência Brasileira de Cooperação Ministério Relações Exteriores, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

O fogo no país vizinho ameaça a Serra do Amolar, santuário da biodiversidade e Patrimônio Natural da Humanidade, e indígenas Guató, que vivem no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Segundo o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a linha de fogo que ameaça a Serra do Amolar e os Guatós tem cerca de 60 quilômetros de extensão. À reportagem, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) informou que estava pronto para atuar no território vizinho, sendo aguardada apenas a autorização.

Na Bolívia, o Pantanal é chamado de "Chaco". O encontro dos territórios da maior planície alagável do mundo entre os países ocorre na região da Serra do Amolar, Patrimônio Nacional da Humanidade e santuário da biodiversidade. Além disso, as chamas também ameaçam o povo indígena da etnia Guató.

 
 

Fonte(s): https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2024/09/09/brigadistas-do-ibama-iniciam-combate-a-incendio-na-bolivia-que-ameaca-a-serra-do-amolar-no-pantanal-video.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.