Notícia

Casos de dengue no país têm 'boom' em 2024 e dobram em relação ao mesmo período de 2023; s

Aumento de casos ocorre em meio ao anúncio do governo de que o número de doses da vacina de dengue só dará para imunizar no máximo 3 milhões
Casos de dengue no país têm 'boom' em 2024 e dobram em relação ao mesmo período de 2023; s
Reproduçâo

O número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.

???? Nas duas primeiras semanas deste ano, houve 55.859 casos prováveis de dengue no país. Seis pessoas morreram por complicações da doença. A incidência de casos neste ano é de 27,5/100 mil habitantes.

No mesmo período de 2023, haviam sido registrados 26.801 casos, com 17 mortes.

?O aumento de casos ocorre em meio ao anúncio do governo de que o número de doses da vacina de dengue só dará para imunizar no máximo 3 milhões de pessoas em 2024.

O país é o primeiro no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio com a baixa quantidade de doses.

 

???????????? Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

O período do ano com maior transmissão é justamente nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio, e, portanto, o alerta é para o combate ao mosquito.

???? Água parada é o principal foco, e os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

A infectologista Luana Araújo afirma que o cenário para 2024 é "extremamente preocupante com relação às arboviroses de uma forma geral" em razão do momento climático favorável para a proliferação do mosquito em razão do El Niño com um calor intenso e muita chuva.

 
É tudo que o mosquito precisa. No calor, ele coloca os ovos, vem a chuva, que hidrata esses ovos e permite o desenvolvimento da larva. A larva eclode, vem o calor de novo, ela amadurece, vira um outro mosquito e por aí vai.
 
— Luana Araújo, infectologista

Ela ressalta a necessidade de diminuir a presença do mosquito.

"É muito importante que as pessoas cuidem de suas casas, aquilo que a gente sempre falou a vida inteira: pratinho de planta, garrafa retornável que está coletando água e não tem um escoamento, bandeja de degelo de geladeira, fonte em quintal, fontes ornamentais, depósitos, coisas ao ar livre, tudo isso pode coletar água. É de responsabilidade da gente, enquanto cidadão, cuidar de casa para diminuir isso", afirma.

Para barrar a proliferação do Aedes aegypti, é preciso evitar água parada — Foto: Bárbara Dantheias/ Sesa

Para barrar a proliferação do Aedes aegypti, é preciso evitar água parada — Foto: Bárbara Dantheias/ Sesa

 

Surto no RJ

 

No Rio de Janeiro, mais de 4 mil casos de dengue foram registrados em 13 dias. O número representa alta de 669%, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2023, no mesmo período, 566 casos foram registrados no estado.

Fonte(s): https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/01/20/casos-de-dengue-no-pais-tem-boom-em-2024-e-dobram-em-relacao-ao-mesmo-periodo-de-2023-seis-mortes-foram-confirmadas.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.