Notícia

Em 1º discurso após vencer em Iowa, Trump chama imigrantes de 'terroristas', fala em 'fech

Vencedor com folga das primeiras prévias do Partido Republicano na corrida para a Casa Branca, ex-presidente resgatou discurso anti-imigraçã
Em 1º discurso após vencer em Iowa, Trump chama imigrantes de 'terroristas', fala em 'fech
Reprodução

Em discurso após vencer as primeiras prévias do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em Iowa, o ex-presidente do país Donald Trump chamou imigrantes do país de terroristas, afirmou que os EUA estão sendo "invadidos" e disse que vai "fechar a fronteira" entre Estados Unidos e México.

O ex-presidente resgatou a retórica anti-imigração que adotou durante seu mandato presidencial, entre 2017 e 2021. Disse prometer um "nível de deportações que não vemos desde Dwight Eisenhower", presidente dos EUA na década de 1950 que conduziu um programa de expulsão de mais de 1 milhão de imigrantes.

Sem citar números nem apontar evidências, Trump afirmou que "muitos terroristas estão vindo" e que "hospitais psiquiátricos estão sendo esvaziados" e os pacientes estão migrando para os Estados Unidos.

"Nós vamos fechar a fronteira. Porque neste momento temos uma invasão, de milhões e milhões de pessoas vindo para o nosso país. Eu não posso imaginar porque eles acham que isto é algo bom, isto é algo muito ruim. Não podemos ter isso. Não é sustentável como país. É horrível", discursou Trump.

 

"E eles estão vindo de prisões, de países que a maioria das pessoas nem nunca ouviu falar, de 'sanatórios mentais', de hospitais psiquiátricos que estão sendo esvaziados. E são terroristas. Muitos terroristas estão vindo. Em 2019, eu vi recentemente em uma pesquisa, eles não tinham nenhum terrorista. E assim que 'esse grupo' assumiu (a presidência), eles têm centenas e centenas de terroristas e muitos são muito maus".
No discurso, Trump chamou o presidente dos EUA, Joe Biden, de "o pior presidente que já tivemos na história do nosso país. Ele está destruindo nosso país". E afirmou que, "ao redor do mundo, as pessoas estão rindo dos Estados Unidos".

Ele também elogiou os pré-candidatos republicanos, Ron De Santis e Nikki Halley, e disse que o país está muito perto de voltar a colocar "a América em primeiro lugar", um de seus principais slogans presidenciais.

Há semanas, Donald Trump, o favorito para vencer a disputa entre os republicanos para a corrida para a Casa Branca, vem endurecendo o discurso sobre imigrantes. No fim de 2023, ele afirmou que estrangeiros estão "envenenando o sangue" dos Estados Unidos.

O discurso trumpista é encampado pelos eleitores republicanos. Uma pesquisa da CBS divulgada nesta segunda (14) aponta que 72% dos republicanos entrevistados concorda com a tese de que estrangeiros estão "envenenando o sangue" americano.

Na ocasião, após a fala, Biden acusou Trump de "usar a retórica da Alemanha nazista".

 
 
 
 
 
 
 

Fonte(s): https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/01/16/em-1o-discurso-apos-vencer-em-iowa-trump-chama-imigrantes-de-terroristas-fala-em-fechar-fronteira-dos-eua-e-promete-deportacao-em-massa.ghtml

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Mundo
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Mundo
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Mundo
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.