Agora

GILMO MENDES

13:00 - 15:00

Notícia

Éris: nova variante da covid é perigosa? Entenda riscos e se é preciso usar máscara

Veja mais sobe a Nova Variante de Coronavírus
Éris: nova variante da covid é perigosa? Entenda riscos e se é preciso usar máscara

Uma nova cepa do vírus da covid-19 tem chamado a atenção nas últimas semanas. Conhecida popularmente por Éris, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, atualmente o tipo mais comum no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou casos dessa cepa em 51 países, mas a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) informa que "não houve modificação no cenário de casos notificados de covid-19 ou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil".

Com base nos dados registrados no País, a SBI declarou que não há necessidade de mudança nas recomendações vigentes. Especialistas também têm ressaltado que não há motivos para alarmismo, mas apontam para a importância de as pessoas estarem atentas à cobertura vacinal. Isso porque, apesar da percepção geral de que variantes como a Ômicron resultam em infecções menos graves, estar protegido é fundamental.

"Ela só é menos perigosa se as pessoas se vacinarem. Já há dados sobre a Ômicron - não especificamente sobre a Éris - que demonstram que essa percepção de ela gerar doença menos grave não é por características dela, mas sim pela vacinação", sustenta a biomédica Mellanie Fontes-Dutra, da Rede Análise Covid-19.

Quais são os sintomas da variante Éris?

Os sintomas da Éris são os mesmos vistos em casos anteriores de covid, como coriza, espirros e tosse seca e contínua. Febre e dor de garganta também podem aparecer.

UFRJ voltou a adotar recomendação de máscaras

Devido às notícias sobre a Éris, muitas pessoas e até mesmo instituições decidiram retomar o uso de máscaras. No Rio, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu comunicado na quarta-feira, 16, recomendando o uso da proteção em ambientes fechados e em aglomerações em suas dependências. Nesta quinta-feira, 16, porém, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), afirmou em uma rede social que a prefeitura da cidade "é contrária a essa medida".

Sobre isso, Mellanie Fontes-Dutra lembra que as máscaras ajudam a evitar os riscos de exposição ao vírus. "Com o arrefecimento do número de hospitalizações da pandemia, muitas pessoas deixaram de usar, mas isso não muda o fato de que elas seguem eficazes", pondera.

Fonte(s): https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/estadao-conteudo/2023/08/17/eris-nova-variante-da-covid-e-perigosa-entenda-riscos-e-se-e-preciso-usar-mascara.htm

Comentários

Últimas notícias

20 Out
Mundo
Conheça o hotel do PR que superou o Copacabana Palace

Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, recebeu pontuação máxima em novo guia de turismo

20 Out
Mundo
Estado de saúde de advogada que salvou família de incêndio em apartamento no PR é gravíssi

Boletim foi atualizado na manhã desta segunda-feira (20).

20 Out
Mundo
Primeira morte por intoxicação de metanol no Paraná ocorre em Foz do Iguaçu

Homem de 55 anos morreu no dia 14 de outubro. Segundo óbito, na mesma cidade, está em investigação.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.