Depois de uma terça-feira (22) marcada por sol e frio seco em grande parte do Sul, esta quarta-feira (23) deve começar com uma mudança ainda maior no tempo para a região.
O motivo é o deslocamento marítimo de uma frente fria que, aos poucos, espalha nuvens carregadas e ventos úmidos e gelados pelo litoral.
A massa de ar polar associada ao sistema também avança, derrubando as temperaturas e aumentando a sensação de frio até o fim da semana, especialmente nas capitais Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
Com isso, os primeiros sinais da virada já devem ser sentidos nesta quarta. A chuva reaparece em pontos do oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com previsão de pancadas mais fortes entre quinta (24) e sábado (26).
Porto Alegre amanhece com 9?°C e deve atingir no máximo 15?°C à tarde. A partir de quinta, o frio se intensifica: mínima de 7?°C e chuva intermitente.
No fim de semana, os acumulados podem ultrapassar 50?mm na capital e chegar perto dos 100?mm em áreas do sul gaúcho e do oeste do Paraná. A umidade também sobe: os índices devem ficar acima de 90% por vários dias.
Já Florianópolis (SC) entra na rota da instabilidade, com céu encoberto, ar úmido e máximas baixas. A capital catarinense deve registrar 16?°C na quinta, com mínima de 11?°C e pancadas de chuva ao longo do dia.
Em Curitiba (PR), a quarta ainda será de sol e nuvens, com máxima de 21?°C, mas o tempo vira na quinta: mínima de 9?°C, máxima de apenas 13?°C e tempo nublado e úmido, com sensação térmica ainda menor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/j/o/Dm3qxKQDODRIKW9zk9Ig/20250605-agb-chuva-22.jpg)
Pedestres enfrentam chuva e frio no centro de Curitiba (PR). — Foto: Geraldo Bubniak/AEN
No Sudeste, São Paulo (SP) começa esta quarta ainda com tempo firme, mínima de 13?°C e máxima de 23?°C. Mas já à noite, os ventos úmidos que sopram do mar aumentam a nebulosidade e podem provocar garoa.
????? NEVOEIRO: Além da garoa, com o deslocamento marítimo da frente fria, ventos úmidos passam a soprar do oceano em direção ao continente e isso aumenta bastante a umidade relativa do ar nas regiões próximas à costa, criando condições para a formação de nevoeiro nas madrugadas e manhã.
"Há previsão de nevoeiro no leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira", detalha Stefanie Tozzo, meteorologista da Climatempo.
A virada mais sentida ocorre entre quinta e sexta: os termômetros devem variar entre 14?°C e 20?°C, com umidade alta e possibilidade de chuva fraca.
No sábado, o tempo segue fechado, e no domingo (28) o calor reaparece, com máxima de até 28?°C e sensação de abafamento.
Já no Rio de Janeiro (RJ), o sol ainda aparece nesta quarta, com máxima de 27?°C. Mas o ar já fica mais úmido (com chance de chuvisco à noite) e a chuva se intensifica entre quinta e sexta. As máximas caem para 23-24?°C, e a sensação térmica será mais baixa por causa do tempo fechado.
Fonte(s): https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/07/23/frente-fria-derruba-temperaturas-no-sul-e-muda-o-tempo-no-litoral-do-sudeste-veja-previsao.ghtml
Comentários