Agora

Facão

12:00 - 15:00

Notícia

GRANDE ALERTA GERAL para quem está aposentado há menos de 10 anos

.
GRANDE ALERTA GERAL para quem está aposentado há menos de 10 anos

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu o julgamento que resultou na possibilidade de aumentar algumas aposentadorias, fazendo uma forma de cálculo mais justa para o segurado. E a decisão alertouquem está cadastrado no INSS de maneira positiva. Veja!

O tema 1070 do STJ tratou da possibilidade ou não da soma de salários de contribuição para os casos em que o contribuinte tenha realizado atividades concomitantes, ou seja, ao mesmo tempo.

Em outras palavras, quem exerceu mais de uma atividade simultaneamente, que resultou em contribuições para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e se aposentou nos últimos 10 anos, pode aumentar o valor de sua aposentadoria.

Trabalhadores que exercem mais de uma atividade ao mesmo tempo

Atividade concomitante é a situação em que um trabalhador exerce mais de uma atividade laboral ao mesmo tempo. Ou seja, o cidadão trabalha em mais de um emprego ao mesmo tempo, e por ambos contribui para a Previdência Social.

Essa situação é permitida, desde que os limites legais sejam respeitados em relação à jornada de trabalho e à carga horária máxima semanal. Segundo a Constituição Federal, a jornada de trabalho não pode ultrapassar o limite máximo de 44 horas semanais, salvo algumas atividades descritas em lei.

Quando um trabalhador exerce atividades ao mesmo tempo, ele deve contribuir para o INSS em ambos os contratos. De acordo com a legislação previdenciária brasileira, essa contribuição deve ser feita sobre a remuneração recebida em cada um dos vínculos empregatícios.

Isso significa que o trabalhador deve contribuir com o INSS em cada um dos empregos em que trabalha, e não apenas em um deles, desde que cada um configure uma relação de emprego com vínculo formal, e seja remunerado.

Acontece que cada atividade é considerada umafonte de renda distinta, sujeita a descontos e contribuições previdenciárias separadamente. Dessa forma, cada empregador deve acomodar a contribuição previdenciária correspondente ao salário pago ao trabalhador.

No entanto, existe um limite máximo de contribuição previdenciária estabelecido em lei, que é o teto do salário de contribuição. Sendo assim, mesmo que o trabalhador exerça atividades concomitantes que somem uma remuneração superior ao teto de contribuição, o recolhimento permanecerá no limite definido

INSS realizava cálculo somente da atividade primária

Nos casos em que o segurado realizava atividades concomitantes, isto é, tinha dois vínculos que geravam o recolhimento de contribuição em proveito do INSS ao mesmo tempo, havia a divisão entre atividade primária e secundária.

A atividade primária seria aquela que o contribuinte tivesse maior tempo de contribuição. Por consequência, a secundária seria a que tivesse menor tempo. Até a edição da lei, o INSS fazia o cálculo da atividade primária, descartando as contribuições da atividade secundária.

Neste sentido, as contribuições pagas não eram somadas, resultando em prejuízo no cálculo do benefício do segurado. Essa soma, em separado, gerava um valor de benefício menor. Com a nova lei, passou-se a considerar os salários de contribuição que foram recolhidos no mesmo mês sem separá-los.

Com o julgamento no STJ, houve alteração nessa lógica, de modo que a média das contribuições concomitantes devem ser somadas, situação que resulta em um valor de benefício maior.

“Após o advento da Lei 9.876/99, e para fins de cálculo do benefício de aposentadoria, no caso do exercício de atividades concomitantes pelo segurado, o salário-de-contribuição deverá ser composto da soma de todas as contribuições previdenciárias por ele vertidas ao sistema, respeitado o teto previdenciário.”,  concluiu o julgamento.

 

Fonte(s): https://noticiasconcursos.com.br/grande-alerta-geral-para-quem-esta-aposentado-ha-menos-de-10-anos-pega-brasileiros-de-surpresa/

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Política
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Política
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Política
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.