Notícia

Imagens aéreas mostram estragos deixados por tornado em Cascavel

Tornado teve ventos de até 250 km/h, segundo Simepar.
Imagens aéreas mostram estragos deixados por tornado em Cascavel
Prefeitura de Cascavel

Imagens aéreas registraram os estragos causados por um tornado em Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira (4). Assista no vídeo acima.

O evento meteorológico, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), foi categorizado preliminarmente como um do tipo F2, que caracteriza ventos entre 180 a 250 km/h.

Conforme a prefeitura do município, o temporal atingiu a cidade por volta das 6h. Logo após, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros iniciaram o trabalho de atendimento à população.

Por toda cidade foram registrados destelhamentos, quedas de árvores e falta de energia elétrica. O muro do cemitério central e placas também caíram após o temporal. Cerca de 59 mil imóveis ficaram sem luz.

Os registros auxiliaram o Simepar a estimar a intensidade do tornado. Isto porque o evento acontece de forma muito localizada e, desta vez, aconteceu distante da estação meteorológica do município.

O sistema afirmou que o local onde a estação meteorológica está teve rajadas menores que as estimadas na área de maior ação do evento. Na estação, os ventos registrados foram de 51,1 km/h.

 

Estragos

 

Segundo a prefeitura, foram realizados 200 atendimentos emergenciais, 315 atendimentos residenciais e distribuídos 19 mil metros de lona.

Entre o corte de árvores, galhos e desobstrução de vias, foram registrados 104 casos.

Conforme a prefeitura, a região do bairro Santa Cruz foi uma das mais atingidas pelo temporal. Por conta disso, a Defesa Civil montou uma base móvel na Avenida Tito Muffato, próxima à Univel, para atender a população que precisa de lona.

Estragos em escolas

 

Escolas municipais registraram estragos e algumas suspenderam aulas até o início da próxima semana.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação das mais de 120 unidades escolares da rede municipal, sete unidades precisaram suspender as atividades letivas nesta quarta-feira (4), para a realização de serviços emergenciais. São elas:

 

  • Escola José Baldo
  • CMEI Pedro Dambros no Alto Alegre
  • Escola Neiva Ewald - Jardim Presidente
  • Escola José Baldo - Alto Alegre
  • CMEI Pedro Dambros - Alto Alegre
  • CMEI Presbiteriano - Alto Alegre
  • CMEI Professor Miguel Liba - Santa Cruz

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/10/04/imagens-aereas-mostram-estragos-deixados-por-tornado-em-cascavel.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.