Agora

Luiz Altran

05:00 - 08:00

Notícia

Imagens mostram chegada de Fernandinho Beira-Mar e outros dois presos ao Paraná

Transferência ocorreu no último sábado em operação sigilosa, após fuga de detentos de presídio no RN.
Imagens mostram chegada de Fernandinho Beira-Mar e outros dois presos ao Paraná

Imagens feitas no aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, mostram a chegada do avião da Polícia Federal que trouxe Fernandinho Beira-Mar e outros dois presos ao estado no último sábado (2)

Nas imagens, o avião da Polícia Federal (PF) aparece no aeródromo do aeroporto e é possível ver um forte esquema de segurança no entrono da aeronave, com vários policiais no entorno. Em uma das imagens é possível ver um automóvel com inscrições da PF estacionado na saída da aeronave.

 
Imagens mostram chegada de Fernandinho Beira-Mar e outros dois presos ao Paraná — Foto: Portal 24h

Imagens mostram chegada de Fernandinho Beira-Mar e outros dois presos ao Paraná — Foto: Portal 24h

Após a chegada ao aeroporto, Fernandinho Beira-Mar e os outros dois detentos - Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida - foram levados, sob escolta, até o presídio de segurança máxima de Catanduvas, localizado na cidade de mesmo nome, no oeste do Paraná.

Anterior à transferência, Fernandinho estava no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, de onde dois presos da mesma facção dele fugiram no dia 14 de fevereiro deste ano. A transferência dele, e dos outros dois detentos ao Paraná, ocorreu em uma operação sigilosa.

Beira-Mar, preso desde 2001, acumula penas que somam quase 320 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídios.

Fernandinho Beira-Mar em imagem de junho de 2015 — Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Fernandinho Beira-Mar em imagem de junho de 2015 — Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Beira-Mar foi o primeiro preso a ocupar a penitenciária paranaense, inaugurada em julho de 2006, mesmo mês em que ele foi levado ao local.

As passagens dele pela penitenciária datam desde 2006, e em períodos, como por exemplo, dezembro de 2010setembro de 2012Além de 2019, quando teve seu pedido de transferência para a unidade do Rio de Janeiro negada.

 

Em nota a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por intermédio da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (DISPF), informou que as constantes transferências de presos em presídios de segurança máxima tem por finalidade "garantir o enfraquecimento das lideranças do crime organizado".

"Ressalta-se que o remanejamento de presos no âmbito do Sistema Penitenciário Federal é medida importante para seu perfeito funcionamento, pois visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima, além de enfraquecer e dificultar vínculos nas regiões onde se encontram as Penitenciárias Federais", diz a nota.

 

1ª unidade de segurança máxima do Brasil

 

Penitenciária de Catanduvas no Paraná — Foto: Senappen

Penitenciária de Catanduvas no Paraná — Foto: Senappen

O presídio de Catanduvas foi a 1ªaunidade de segurança máxima construída no Brasil. Inaugurada em julho de 2006, seu primeiro preso foi justamente Beira-Mar, dias após a inauguração.

 

O presídio possui 208 celas para regime ordinário. Todas unidades são individuais, mas há atividades coletivas que são realizadas entre os presos.

 

O que são penitenciárias federais?

 

Diferentemente dos sistemas penitenciários estaduais e do Distrito Federal, nas penitenciárias federais a administração fica a cargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Elas contam com o mais alto nível de monitoramento do sistema prisional brasileiro.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, o detento precisa se enquadrar em alguns pré-requisitos para ser transferido ao sistema federal, como:

 

  • ser uma liderança ou atuar de forma relevante em uma organização criminosa;
  • e participar de uma quadrilha ou bando, com prática reiterada de crimes com violência ou grave ameaça.

 

 

Sobre a pena

 

Em 2015, Fernandinho Beira-Mar foi condenado a 120 anos de prisão por liderar uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio. Na ocasião, quatro rivais foram assassinados. Acumuladas, as penas de Beira-Mar chegam a 317 anos de prisão.

 

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2024/03/04/video-imagens-mostram-chegada-de-fernandinho-beira-mar-e-outros-dois-presos-ao-parana.ghtml

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Pioneira FM
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Pioneira FM
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Pioneira FM
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.