Agora

Lilian Santana

15:00 - 17:00

Notícia

Imposto de Renda 2024: após início do prazo de entrega, Receita alerta para aplicativos fa

Recomendação é acessar somente aplicativos indicados pela página oficial.
Imposto de Renda 2024: após início do prazo de entrega, Receita alerta para aplicativos fa
REPRODUÇÃO

Receita Federal alertou nesta segunda-feira (18) para a disseminação de aplicativos falsos do programa do Imposto de Renda 2024 e para o risco de golpes. O prazo de entrega das declarações começou em 15 de março e vai até 31 de maio.

O aviso veio após o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo ter identificado a disseminação de aplicativos “maliciosos”.

 

“Este período também é marcado por uma série de tentativas de golpes por parte de criminosos que se aproveitam da importância do tema. Campanhas maliciosas foram identificadas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis”, diz a Receita.

A recomendação é acessar somente os programas oficiais do Imposto de Renda:

 

 

 

Balanço

 

A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações este ano. Até as 17h31 desta terça-feira (19), o órgão já tinha recebido 3.784.574 declarações.

Entregar o quanto antes a declaração é importante para quem quer receber as restituições mais rapidamente. Também contam para isso o formato escolhido de declaração -- pré-preenchida tem prioridade -- e a forma de recebimento escolhida -- recebimento via PIX também tem prioridade no recebimento da restituição.

A restituição será paga em cinco lotes a partir de 31 de maio, seguindo o calendário:

 

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

 

No caso do recebimento por PIX, a chave do contribuinte deverá ser necessariamente o CPF (não poderá ser e-mail ou telefone).

Quem não entregar dentro do prazo fixado – até 31 de maio, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

 
 
 
 
 

Fonte(s): https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/03/19/imposto-de-renda-2024-apos-inicio-do-prazo-de-entrega-receita-alerta-para-aplicativos-falsos.ghtml

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Pioneira FM
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Pioneira FM
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Pioneira FM
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.