Agora

Rogério Keller

15:00 - 18:00

Notícia

Incêndios florestais no Havaí matam 36 pessoas; moradores entram no mar para se proteger

A governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Estradas e escolas foram fechadas por causa do fogo (só os funcionários
Incêndios florestais no Havaí matam 36 pessoas; moradores entram no mar para se proteger
Divulgação / Carter Barto / AFP

A ilha de Mauí, no estado do Havaí, nos Estados Unidos, foi atingida por diversos incêndios florestais nos últimos dias e, nesta quarta-feira (9), pelo menos 36 pessoas morreram.

Turistas e moradores tiveram que fugir das chamas. Algumas pessoas entraram na água do mar para escapar da fumaça e do fogo, até serem resgatadas pela Guarda Costeira. A Cruz Vermelha Americana abriu um centro para receber pessoas deslocadas.

As mortes ocorreram na localidade de Lahaina, Havaí, informou o condado de Maui.

 A governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Estradas e escolas foram fechadas por causa do fogo (só os funcionários de serviços de emergência podiam circular).

Os incêndios, alimentados pelos fortes ventos do furacão Dora, que passou ao sul, pegaram a ilha de Maui de surpresa, deixando para trás carros carbonizados em ruas outrora movimentadas e pilhas fumegantes de escombros onde ficavam prédios históricos.

O incêndio durou toda a noite.

As autoridades disseram anteriormente que 271 estruturas foram danificadas ou destruídas pelas chamas e dezenas de pessoas ficaram feridas.

 

Ventos fortaleceram os incêndios

 

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, os atuais incêndios florestais ficaram fortes devido a uma combinação de condições: vegetação seca, ventos fortes e baixa umidade.

Um furacão também piorou as chamas em todo o estado, e ainda ventos fortes e alertas de possíveis tempestades em vigor.

De acordo com a Universidade do Havaí, quase todos os anos há grandes incêndios em algumas partes do arquipélago havaiano, mas a intensidade dos incêndios deste ano é incomum.

Fonte(s): https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/08/10/incendios-no-havai-deixam-mortos-moradores-entram-no-mar-para-se-proteger.ghtml

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Mundo
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Mundo
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Mundo
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.