Notícia

Israel-Hamas: Padilha confirma pedidos de ajuda de países, mas diz que prioridade é repatr

Uruguai, Argentina e Paraguai solicitaram auxílio no resgate de cidadãos .Guerra entrou no décimo dia nesta segunda (16), com 2,6 mil palest
Israel-Hamas: Padilha confirma pedidos de ajuda de países, mas diz que prioridade é repatr
Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha — Foto: TV Globo/Reprodução

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou nesta segunda-feira (16) que outros países da América do Sul pediram ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos que estão em Israel e na Faixa de Gaza, em meio ao conflito com o Hamas.

No entanto, o ministro afirmou que a prioridade absoluta do governo é repatriar todos os brasileiros.

A guerra no Oriente Médio entrou no décimo dia nesta segunda, com 2,6 mil palestinos e 1,4 mil israelenses mortos – a grande maioria civis.

"Alguns países da América do Sul solicitaram, se pudesse ter apoio, mas nossa concentração absoluta agora, é natural, é repatriar os brasileiros e brasileiras e posteriormente o governo certamente pode continuar apoiando de forma cooperativa outros países", afirmou Padilha, após participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Países como Argentina e Uruguai pediram formalmente auxílio ao Brasil para repatriar seus cidadãos. Chile e Paraguai já tinham feito pedidos semelhantes. Segundo Padilha, o Chile já encontrou uma solução.

"Estamos ajudando. Agora, o avião está à disposição de repatriar os brasileiros. Em primeiro lugar, cabe à Força Aérea Brasileira repatriar os brasileiros, todos os esforços têm sido nesse sentido. Essa é a prioridade absoluta", disse Padilha.

Fonte(s): https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/10/16/israel-hamas-padilha-confirma-pedidos-de-ajuda-de-paises-mas-diz-que-prioridade-e-repatriar-brasileiros.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Mundo
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Mundo
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Mundo
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.