Notícia

Itaipu bate recorde de geração de energia em 2023 para atender demanda por causa do calor

Produção chegou a quase 275 mil megawatts por hora, suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por até três dias. Consumo de energia cr
Itaipu bate recorde de geração de energia em 2023 para atender demanda por causa do calor
Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional bateu recorde de geração de energia em 2023 para atender alta na demanda devido ao calor da última semana, de acordo com a assessoria da usina hidroelétrica. Itaipu atualmente é responsável pela produção de 8,6% da energia consumida no Brasil.

Segundo o superintendente de operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, a usina operou em vários momentos com a capacidade máxima. Na segunda-feira (25), por exemplo, a produção de energia chegou a quase 275 mil megawatts por hora.

Esse número foi o recorde do ano e é suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por até três dias.

"Foi observado então uma onda de calor, desde quinta-feira. A partir disso, sexta-feira, a Itaipu já disponibilizou toda a sua capacidade máxima disponível para atender o Brasil e o Paraguai, pra garantir a segurança energética de ambos os países", disse Rodrigo.

 

Somente no Paraná o consumo de energia elétrica cresceu 5% entre os dias 18 e 24 de setembro, em comparação as semanas anteriores do mesmo mês, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

 

Líder na produção de energia

 

A margem brasileira de Itaipu investirá cerca de R$ 1 bilhão na revitalização do sistema, em Foz do Iguaçu — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A margem brasileira de Itaipu investirá cerca de R$ 1 bilhão na revitalização do sistema, em Foz do Iguaçu — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional é líder na produção de energia, com mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora fornecidos.

Em 1997 a usina era responsável por 25% da energia consumida no país, atualmente por 8,6%. Especialistas e a empresa atribuem essa queda à participação de novas fontes de energia no sistema brasileiro, o que tornou a usina uma espécie de “bateria”, uma reserva para momentos de emergência, como por exemplo, no apagão registrado em agosto deste ano.

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/09/27/usina-de-itaipu-bate-recorde-de-geracao-de-energia-em-2023-para-atender-demanda-por-causa-do-calor.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.