Notícia

Javier Milei e Alberto Fernández começam transição de poder na Argentina

Presidente eleito no domingo (19) disse também que ainda não baixará taxa de câmbio, mas que levará inflação, na casa dos 140% anuais
Javier Milei e Alberto Fernández começam transição de poder na Argentina
Divulgação

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, e o presidente atual do país, Alberto Fernández, deram nesta terça-feira (21) o pontapé inicial para a transição de governo.

Milei, eleito no domingo (19), foi nesta manhã à residência presidencial, em um subúrbio de Buenos, para debater com Fernández detalhes da passagem de governo.

O atual presidente apoiou o rival de Milei, o peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia. Massa não participou da reunião, que contou com a presença de chefes de gabinete, assessores e porta-vozes.

Após a derrota nas urnas, Sergio Massa disse considerar deixar o ministério antes de o mandato do atual governo terminar.

Na segunda-feira (20), Milei fez uma série de anúncios, principalmente sobre a economia do país.

 

  • Disse que levará entre 18 e 24 meses para conter a inflação de seu país, na casa dos 140% anuais.
  • Confirmou também que levará adiante o plano para fechar o Banco Central e dolarizar a economia, duas das principais e mais polêmicas propostas de sua campanha. "Fechar o Banco Central é uma obrigação moral, e dolarizar (a economia) é uma maneira de nos livramos do Banco Central", declarou.
  • O ultraliberal disse também que, por enquanto, manterá a taxa de câmbio e não levantará a limitação ao estoque de dólar de bancos do país, imposta pelo governo do atual presidente, Alberto Fernández, para controlar o saldo da moeda norte-americana.
  • Vai privatizar empresas públicas, como a petroleira YPF, e as de comunicação, como a Telám — a TV pública do país — e a Rádio Nacional. "Tudo que puder estar em mãos da iniciativa privada vai estar", disse, em entrevista à rádio Mitre.
  • Israel e os Estados Unidos serão os primeiros países que ele visitará após ser eleito o novo presidente da Argentina, e afirmou que viajará a ambos antes da cerimônia de posse, em 10 de dezembro.

 

"Antes de levantar a limitação ao estoque do dólar, é preciso resolver o problema da Leliq (a taxa básica de juros do país). Vamos tentar fazer isso o mais rápido possível, porque se for assim a sombra da hiperinflação estará aqui o tempo todo", disse.

Candidato de oposição, Javier Milei foi eleito na noite de domingo (19) com 55,95% dos votos, contra o governista peronista Sergio Massa (44,04%). Os dois concorreram no segundo turno de uma das eleições mais disputadas da história recente da Argentina.

Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial. Os desafios são agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.

Milei discursa pela primeira vez como presidente eleito da Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters

O presidente eleito argentino já anunciou também nomes que comporão seu gabinete e seus ministérios. Entre eles, o advogado Mariano Cúneo Libarona, que segundo Milei ocupará a pasta da Justiça.

Libarona ficou famoso no país na década de 1990 por defender celebridades envolvidas em escândalos de drogas, entre eles o ex-jogador de futebol Diego Maradona. O advogado chegou a ficar preso por um mês acusado de encobrir o atentado ao prédio da Associação Mutual Israelita Argentina em 1994, um ataque que deixou 85 mortos e ficou conhecido no mundo inteiro.

Ele também já defendeu peronistas em casos de corrupção e, mais recentemente, foi o advogado do ex-governador da região de Tucumán José Alperovich, julgado por suposto abuso sexual contra sua sobrinha.

Propostas para a crise econômica

 

Milei, um economista ultraliberal, propôs durante a campanha medidas radicais como dolarizar a economia, abrindo mão do peso, e extinguir o Banco Central. Segundo especialistas consultados pelo g1, Milei pode ter dificuldade para pôr suas ideias em prática, já que inicialmente não conta com uma base ampla no Congresso argentino.

Sobre um dos motes da campanha, a promessa de dolarização da economia argentina, o economista da LCA Consultores Francisco Pessoa Faria afirmou que “é uma ideia tão difícil de encontrar suporte em questões práticas que quem votou em Milei por essa questão, vai se decepcionar”.

Isso porque, dependente do dólar e do Fed, a Argentina abandonaria sua soberania monetária e pararia de fazer arbitragem de juros básicos na economia. O BCRA perderia o seu principal papel.

“Isso faria o país começar a operar em outra chave. Abandonaria a questão dos juros e do câmbio, e seria uma economia que operaria simplesmente no seu nível de gasto fiscal. Ou seja, o juro da Argentina seria praticamente o juro dos Estados Unidos e [o governo] tentaria fazer com que a inflação do país caminhasse rumo à norte-americana”, explica Alexandre Pires, professor do Ibmec-SP.

Fonte(s): https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/11/21/javier-milei-e-alberto-fernandez-comecam-transicao-de-poder-na-argentina.ghtml

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Mundo
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Mundo
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Mundo
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.