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Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

 

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento. A Copel afirma que o novo aparelho não altera a forma como o consumo é aferido

 

Os novos medidores inteligentes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) estão instalados em 97 cidades do Paraná. A instalação ainda está sendo concluída em 60 municípios. Confira as cidades abaixo.

Segundo a Copel, os novos medidores já atendem 1,6 milhão de domicílios paranaenses e a expectativa é que, até o fim do ano, o medidor inteligente esteja em um a cada três imóveis atendidos pela companhia no estado.

 

A troca faz parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que troca os relógios convencionais por modelos digitais mais modernos.

Os novos aparelhos fazem a leitura em tempo real, religamento remoto, detecção automática de falhas, além da transmissão remota dos dados de consumo.

Veja em quais cidades a implantação do relógio inteligente está concluída:

Cidades onde a implantação está em andamento:

 

  1. IRATI
  2. PALMEIRA
  3. PONTA GROSSA
  4. PRUDENTÓPOLIS
  5. RIO AZUL
  6. SÃO MATEUS DO SUL
  7. ANAHY
  8. ASSIS CHATEAUBRIAND
  9. BOA VISTA DA APARECIDA
  10. BRAGANEY
  11. CAFELÂNDIA
  12. CAMPO BONITO
  13. CAPITÃO LEONIDAS MARQUES
  14. CASCAVEL
  15. CATANDUVAS
  16. CÉU AZUL
  17. CORBÉLIA
  18. DIAMANTE D'OESTE
  19. DIAMANTE DO SUL
  20. ENTRE RIOS DO OESTE
  21. FORMOSA DO OESTE
  22. FOZ DO IGUAÇU
  23. GUAÍRA
  24. GUARANIAÇU
  25. IBEMA
  26. IGUATU
  27. IRACEMA DO OESTE
  28. ITAIPULÂNDIA
  29. JESUÍTAS
  30. LINDOESTE
  31. MARECHAL CANDIDO RONDON
  32. MARIPÁ
  33. MATELÂNDIA
  34. MEDIANEIRA
  35. MERCEDES
  36. MISSAL
  37. NOVA AURORA
  38. NOVA SANTA ROSA
  39. OURO VERDE DO OESTE
  40. PALOTINA
  41. PATO BRAGADO
  42. QUATRO PONTES
  43. RAMILÂNDIA
  44. SANTA HELENA
  45. SANTA LÚCIA
  46. SANTA TEREZA DO OESTE
  47. SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
  48. SÃO JOSE DAS PALMEIRAS
  49. SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
  50. SÃO PEDRO DO IGUAÇU
  51. SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU
  52. TERRA ROXA
  53. TOLEDO
  54. TRES BARRAS DO PARANÁ
  55. TUPASSI
  56. VERA CRUZ DO OESTE
  57. SÃO JOSE DOS PINHAIS
  58. COLOMBO
  59. PINHAIS
  60. PIRAQUARA

 

Medidor inteligente da Copel  — Foto: RPC

 

 

Moradores dizem que a conta ficou mais cara após a troca de medidores

 

Depois da troca dos medidores comuns para os medidores inteligentes, muitos moradores do Paraná registraram reclamações sobre aumentos expressivos na conta de luz.

Uma moradora de São José dos Pinhais chegou a registrar aumento de mais de 500% na conta, após a troca do relógio. Ela e quase 100 outros moradores da cidade procuraram o Procon para registrar o problema.

O alto número de reclamações levou o Procon a notificar a Copel. Entretanto, a concessionária afirma que o novo aparelho não altera a forma como o consumo é aferido.

Em entrevista ao Meio-Dia Paraná da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o superintendente comercial da Copel, Breno Castro explicou que o aumento pode estar relacionado ao mal funcionamento de medidores antigos.

 

"Existem equipamentos que estão há muito tempo nas nossas casas e quando se coloca um equipamento mais novo, acaba sendo aferido o consumo real, o que pode provocar o aumento. [...] O medidor antigo é eletromecânico e com o tempo existe um desgaste. Quando uma das bobinas está queimada por exemplo, o medidor não roda na velocidade que deveria rodar", explicou Castro.

Segundo o superintendente da Copel, cerca de 50% dos medidores do Paraná ainda são eletromecânicos. Castro também considera que fuga de energia, equipamentos eletrônicos consumindo mais do que o previsto ou mudanças de hábitos dentro da família podem estar provocando os aumentos nas faturas.

Em Cascavel, por exemplo, a Copel confirmou que quase 2 mil medidores de energia apresentaram erro de leitura.Na cidade, a companhia recebeu 1800 reclamações desde dezembro de 2024. 441 moradores afetados foram ressarcidos em dobro, conforme previsto no Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Em Toledo, foi realizada uma audiência pública para discutir o mesmo problema.

Em casos de dúvidas ou reclamações, a Copel informa que os consumidores podem entrar em contato com a concessionário por meio do telefone (41) 992861047.

 

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2025/08/20/novos-medidores-da-copel-cidades-do-parana.ghtml

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