Notícia

Números de furtos, roubos e homicídios caem no Paraná, mas de feminicídios sobem

Balanço de 2023 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública nesta quarta (7). PM anunciou também que agentes devem começar
Números de furtos, roubos e homicídios caem no Paraná, mas de feminicídios sobem

O Paraná registrou uma queda de homicídios, furtos e roubos em 2023, na comparação com o ano anterior. Por outro lado, teve mais casos de feminicídio.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP). Veja:

Crimes no Paraná

CRIME 2022 2023 VARIAÇÃO
Feminicídio 77 81 + 5,1
Furto 177.838 163.353 -8
Roubo 25.551 23.587 -7,6
Homicídio doloso 2.025 1.837 -9,3
 

O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribui a queda de vários tipos de crime à reestruturação das polícias, com uma interação "efetiva" entre elas, além de investimentos em inteligência, planejamento e tecnologia.

Ao analisar a alta dos crimes contra a mulher, o secretário disse que o governo tem reforçado a estrutura das delegacias da Mulher e que ações de conscientização têm aumentado o número de denúncias.

 

"Temos várias campanhas que a Sesp participa diretamente de motivar as pessoas que façam a denúncia. Então, fatos que não eram relatados e não eram atendidos hoje são, isso gera um aumento na estatística e também a pessoa se sente encorajada a fazer a denúncia", avalia.

PM monitorada por câmeras

 

Nesta quarta-feira a Polícia Militar (PM) também informou que a corporação começou os testes e instrução de agentes para uso das câmeras corporais e que a previsão é o equipamento começar a ser utilizado oficialmente em abril.

 

Hoje, a corporação tem 16.500 policiais em todo o estado. Porém, incialmente, haverá a disponibilidade de apenas 300 câmeras.

Terceirização de serviços

A Secretaria de Segurança Pública também disse que está estudando a terceirização na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de serviços como telefonia, limpeza e alimentação. Na avaliação da pasta, a medida deve trazer economia ao Estado.

Há ainda a intenção das duas corporações de contratar temporários para funções administrativas, que não sejam da atividade fim de ambas. A ideia é de que as contratações sejam ainda este ano.

Violência contra mulher; vítima; sobrevivência feminina — Foto: Bruna Bonfim/g1

Violência contra mulher; vítima; sobrevivência feminina — Foto: Bruna Bonfim/g1

 

VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2024/02/07/numeros-de-furtos-roubos-e-homicidios-caem-no-parana-mas-de-feminicidios-e-violencia-contra-a-mulher-sobem.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.