Notícia

Polícia faz operação em importadora suspeita de entregar remédios falsos para empresa cont

Polícia encontrou um frasco idêntico aos entregues à Secretaria de Estado de Saúde. Fraude foi em licitação de 6 mil frascos de medicamento
Polícia faz operação em importadora suspeita de entregar remédios falsos para empresa cont
Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) cumpre, na manhã desta quinta-feira (14), dois mandados de busca e apreensão em endereços apontados como local da empresa importadora dos remédios falsos entregues para as regionais de saúde no Paraná.

Inicialmente, na manhã de terça (12), a polícia realizou uma operação contra a empresa responsável pela licitação de medicamentos que comprou milhares de frascos de Imunoglobulina Humana. Porém, as unidades entregues às regionais de saúde do estado continham antibióticos, medicamento indicado para o tratamento de outras doenças.

A empresa vencedora da licitação e que forneceu os remédios ao estado foi a Ar Fiorenzano Distribuidora de Medicamentos LTDA. Em nota, ela disse ter sido tão vitima quanto o Estado do Paraná da "possível fraude praticada pela responsável pelo fornecimento das medicações". Leia mais abaixo.

Na manhã desta quinta, a operação da PC-PR foi contra a empresa responsável pelo fornecimento. Ela ocorreu no bairro Xaxim, em Curitiba e, segundo a polícia, foi descoberto após análise dos documentos apreendidos no escritório da empresa vencedora da licitação, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná.

A polícia informou que a suposta empresa importadora dos remédios está localizada em uma residência. No local, encontraram um frasco idêntico aos entregues na Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Equipe policial encontrou, também, caixas térmicas e gelo reutilizável, utilizados para o transporte de medicamento termolábil, ou seja, produtos sensíveis à variação de temperatura e que devem ser armazenados sob refrigeração.

Investigação

 

O caso se tornou público na terça-feira (12), quando a polícia cumpriu 16 mandados de busca e apreensão contra grupo suspeito de entregar medicamentos falsos e fraudar licitação de medicamentos.

De acordo com a investigação, a empresa fraudou uma licitação avaliada em R$ 10,6 milhões.

Segundo a polícia, foram entregues 6 mil frascos que deveriam conter Imunoglobulina Humana, indicada para tratamentos de leucemia, doenças autoimunes, para pacientes recém transplantados e outras doenças.

Porém, a polícia identificou que os frascos continham antibióticos do tipo metronidazol, medicamento anti-infeccioso indicado para o tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites e outras infecções.

As investigações, que contam com apoio do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e Vigilância Sanitária, tiveram início, segundo a polícia, assim que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) percebeu irregularidades.

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/09/14/policia-faz-operacao-em-importadora-suspeita-de-entregar-remedios-falsos-para-empresa-contratada-pela-secretaria-de-saude-do-parana.ghtml

Comentários

Últimas notícias

21 Ago
Pioneira FM
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

21 Ago
Pioneira FM
Novos medidores da Copel estão instalados em quase 100 cidades do Paraná

Moradores registram reclamações e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança no equipamento.

21 Ago
Pioneira FM
Fuga de base militar, trajeto a pé e cinco dias de viagem:

Lucas Felype Vieira Bueno, de 20 anos, saiu de base militar em Kharkiv durante a madrugada e viajou por cinco dias até cruzar a fronteira.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.