Agora

Padre Reginaldo Manzoti

10:00 - 11:00

Notícia

Primeiro pulmão de porco transplantado para corpo humano funciona por nove dias

Xenotransplante aconteceu em um homem com morte encefálica declarada.
Primeiro pulmão de porco transplantado para corpo humano funciona por nove dias

Xenotransplante aconteceu em um homem com morte encefálica declarada. Apesar do estudo demonstrar viabilidade no procedimento, ainda há muitos desafios relacionados à rejeição do órgão e à infecção.

O xenotransplante é a doação de órgãos entre espécies. — Foto: Arte/g1

O xenotransplante é a doação de órgãos entre espécies. — Foto: Arte/g1

Um pulmão de porco geneticamente modificado permaneceu funcional por um período de nove dias após um transplante para um receptor humano com morte encefálica declarada, mostrou uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (25) na revista científica "Nature Medicine".

Segundo os pesquisadores essa é provavelmente a primeira ocorrência documentada do transplante de um pulmão entre espécies, o que abre caminho para aplicações clínicas no futuro.

??O chamado xenotransplante consiste na troca de órgãos entre espécies. A técnica, que envolve a modificação genética do órgão antes do transplante, é uma possível solução para escassez de órgãos humanos para cirurgias. (veja na arte abaixo)

Etapas do xenotransplante — Foto: Arte/g1
 Etapas do xenotransplante — Foto: Arte/g1

Estudos anteriores já haviam demonstrado a viabilidade do transplante de rins, corações e fígados de porcos com edição genética para humanos. Mas essa é a primeira vez que se estuda a técnica com pulmões.

De acordo com os pesquisadores, apesar do estudo demonstrar que o transplante desse órgão entre espécies é possível, ainda há muitos desafios relacionados à rejeição do órgão e à infecção. Por isso, ainda são necessárias análises pré-clínicas antes da utilização da técnica em humanos vivos.

Xenotransplante: como e quais órgãos de porcos são modificados para salvar vidas humanas

Xenotransplante: como e quais órgãos de porcos são modificados para salvar vidas humanas

 

Nove horas em funcionamento

 

Para o estudo, a equipe realizou o transplante de um pulmão de um porco com seis edições genéticas para um receptor humano de 39 anos, do sexo masculina, com morte encefálica após uma hemorragia cerebral.

O pulmão de porco demonstrou boa viabilidade e funcionalidade ao longo das 216 horas – ou nove dias – de monitoramento, sem sinais de rejeição ou infecção.

Um edema grave foi observado 24 horas após o transplante, muito provavelmente por conta do dano causado ao tecido quando o fluxo sanguíneo e o oxigênio são restaurados após um período de privação.

A rejeição observada ao longo dos dias, com certo dano ao órgão, foi mediada por anticorpos, entre os dias 3 e 6, com recuperação parcial até o dia 9.

 

Fonte(s): O pulmão de porco demonstrou boa viabilidade e funcionalidade ao longo das 216 horas – ou nove dias – de monitoramento, sem sinais de rejeição ou infecção. Um edema grave foi observado 24 horas após o transplante, muito provavelmente por conta do dano causado ao tecido quando o fluxo sanguíneo e o o

Comentários

Últimas notícias

02 Set
Ciência & Tecnologia
Polícia investiga esquema criminoso após pessoas tentarem sacar dinheiro

Para tentar retirar os cartões, vítimas ligavam para 0800 que aparecia na tela

02 Set
Ciência & Tecnologia
Combatente volta da Ucrânia para entregar pertences de paranaense desaparecido na Guerra.

Sadat, brasileiro que atuava como médico de combate na guerra contra a Rússia

27 Ago
Ciência & Tecnologia
Operação do Exército reúne 1,4 mil militares de batalhões do Paraguai e Brasil no Oeste

A ação teve início nessa segunda-feira e segue até o final de semana;

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.