Agora

A Voz do Brasil

19:00 - 20:00

Notícia

Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.
Redução IPVA no Paraná: veja como simular o valor do imposto proposto pelo governo

O Governo do Paraná anunciou um projeto de lei que prevê a redução de 45% na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de 2026. Se aprovado, a alíquota passará dos atuais 3,5% para 1,9%.

Para simular uma previsão do valor do imposto, basta multiplicar por 0,019 o valor venal do veículo – definido anualmente pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a partir de uma pesquisa regional que analisa o mercado do estado do Paraná.

Confira alguns exemplos de previsão:

 

  • R$ 35 mil - IPVA de R$ 665
  • R$ 40 mil - IPVA de R$ 760
  • R$ 45 mil - IPVA de R$ 855
  • R$ 48 mil - IPVA de R$ 912
  • R$ 50 mil - IPVA de R$ 950
  • R$ 60 mil - IPVA de R$ 1.140
  • R$ 80 mil - IPVA de R$ 1.520
  • R$ 100 mil - IPVA de R$ 1.900

 

?? Mas atenção: o cálculo serve apenas como exemplo para se ter uma ideia da mudança e não representa o valor exato do imposto em 2026. As guias de pagamento são emitidas por um portal no site da Secretaria da Fazenda no início de cada ano.

 

O projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e será votado pelos deputados estaduais.

 

Quais proprietários serão afetados pela medida?

 

Se aprovada, a redução deverá beneficiar cerca de 3,4 milhões de proprietários em todo o estado, conforme o governo.

Fazem parte desse grupo automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.

A medida não altera a alíquota de veículos com valores diferenciados. Ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV) continuarão tributados em 1%. Motocicletas de até 170 cilindradas continuarão isentas do imposto.

 

Outras mudanças

 

Para compensar a perda de arrecadação e manter o equilíbrio das contas públicas, o governo anunciou que fará algumas alterações no IPVA 2026.

Uma das mudanças será o aumento da multa por atraso do pagamento do imposto, que passará de 10% para 20%.

A cobrança de juros de mora e a multa diária de 0,33% ao dia (acrescida da taxa Selic) permanecem, mas a penalidade fixa de 20% será aplicada após 30 dias de atraso.

 O estado espera aumentar a repatriação de veículos que são registrados em outros estados, principalmente em Santa Catarina, onde a alíquota é de 2%.

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/economia/noticia/2025/08/20/reducao-do-ipva-no-parana-simulacao-valor-do-imposto.ghtml

Comentários

Últimas notícias

28 Ago
Pioneira FM
Sola de tênis vira esconderijo para 56 emagrecedores apreendidos durante viagem de ônibus

Produtos foram encontrados pela Receita Federal

28 Ago
Pioneira FM
Eclipse lunar parcial será visível no Paraná nesta quinta (27) e sexta-feira (28);

Fenômeno começará às 22h24 desta quinta.

28 Ago
Pioneira FM
TRE-PR multa vereadora do Novo por espalhar fake news contra Zeca Dirceu

TRE-PR