Notícia

Após passar pelas Cataratas, Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná e contraste chama atenção

Segundo especialista, fenômeno é conhecido como 'confluência de águas' e ocorre devido a diferenças nas características das águas.
Após passar pelas Cataratas, Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná e contraste chama atenção

Quilômetros após passar pelas Cataratas do Iguaçu, o Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Por questões como temperatura, densidade e fluxo, ao se encontrarem, as águas geram um contraste de cores que tem chamado a atenção. 

Especialistas afirmam que o fenômeno é conhecido como "confluência de águas" e ocorre devido às diferenças nas características das águas. Veja outros detalhes do fenômeno mais abaixo.

Enquanto o Rio Paraná (água de tom esverdeado) está com o volume do leito dentro da normalidade, o Rio Iguaçu (água de tom marrom) apresenta, desde o fim de semana passada, um aumento no fluxo devido às chuvas que atingem o Sul do país ao longo do leito do rio, principalmente no sudoeste do Paraná.

Esse aumento na vazão foi sentido nas Cataratas do Iguaçu que chegou a 8,3 milhões de litros por segundo no último sábado (4). O normal é 1,5 milhãoNesta terça-feira (7), a vazão está em 3,5 milhões de litros de água por segundo.

Após passar pelas Cataratas, Rio Iguaçu (marrom) deságua no Rio Paraná (tom esverdeado) e águas não se misturam — Foto: Elias Yassine

Após passar pelas Cataratas, Rio Iguaçu (marrom) deságua no Rio Paraná (tom esverdeado) e águas não se misturam — Foto: Elias Yassine

Leia mais:

O Rio Iguaçu, que banha as Cataratas do Iguaçu, nasce na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e segue no sentido leste oeste no estado do Paraná. Cerca de 20 km após passar pelas quedas, o Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná.

O Rio Paraná, que é represado pela usina de Itaipu, nasce na região do triângulo mineiro e faz fronteira natural entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, até chegar na região da tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Após passar pela usina, o leito do rio Paraná é encontrado pelo Rio Iguaçu e segue sentido Paraguai.

 

'Confluência de águas'

 

Rios se encontram na tríplice fronteira entre Brasil (à esquerda), Argentina (à direita, acima) e Paraguai (abaixo) — Foto: Elias Yassine

Rios se encontram na tríplice fronteira entre Brasil (à esquerda), Argentina (à direita, acima) e Paraguai (abaixo) — Foto: Elias Yassine

A "separação" estre as águas dos rios ocorre, segundo especialistas, porque o Rio Iguaçu (com cor marrom) é mais frio e menos denso do que o Rio Paraná (mais esverdeado), o que cria uma barreira física que dificulta a mistura imediata.

Os especialistas afirmam, no entanto, que nem sempre é possível ver com clareza a divisão, como por exemplo, em épocas de cheias ou inundações, quando os rios podem se misturar mais facilmente, devido ao aumento repentino do nível, superando assim as diferenças de densidade e temperatura.

Neste caso dos rios Iguaçu e Paraná, a diferença das cores fica ainda mais evidente, por conta da quantidade de sedimentos no Rio Iguaçu que está com fluxo mais intenso.

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2024/05/07/video-apos-passar-pelas-cataratas-rio-iguacu-desagua-no-rio-parana-e-aguas-nao-se-misturam.ghtml

Comentários

Últimas notícias

15 Mai
Pioneira FM
Jesuítas faz orientação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e...

Durante toda a semana serão realizadas ações no município

15 Mai
Pioneira FM
Por que a dona do Outback pode sair do Brasil e o que deve acontecer com os restaurantes

Controladora da marca estuda a possibilidade de vender o controle da operação brasileira, mas garante que lojas não vão fechar.

15 Mai
Pioneira FM
Com geada, SC tem a 1ª temperatura negativa do ano; FOTOS e VÍDEO

Informação foi confirmada pela Epagri/Ciram. Mínima foi registrada em São Joaquim, na Serra, com os termômetros marcando -0,54ºC, por volta

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.