Agora

Willian Borges ( Vale Verde)

07:00 - 08:00

Notícia

Itaipu libera mais energia para Sistema Interligado Nacional após apagão, afirma assessori

Apagão nacional deixou dezenas de cidades do Paraná e de outros estados do país sem luz. Usina afirma que fornecimento ao SIN foi elevado em
Itaipu libera mais energia para Sistema Interligado Nacional após apagão, afirma assessori
Maurício Freire/RPC Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional, responsável pela produção de 8,6% da energia consumida no Brasil, informou que que aumentou a quantidade de energia enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN-BR) desde às 9h desta terça-feira (15) após apagão nacional que atinge dezenas de cidades do Paraná e também de outros estados brasileiros.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma "interligação" interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em diversos estados. Leia mais abaixo.

Conforme a usina, momentos antes da ocorrência, o fornecimento de Itaipu ao SIN-BR era de 6.050MW. A partir das 9h, devido ao apagão, o fornecimento da usina ao SIN-BR foi elevado em 450 MW, passando para 6.500MW, valor acima do patamar programado para o período.

As 11h35, segundo a hidroelétrica, o fornecimento de energia para o SIN-BR estava em 6.300MW, enquanto o patamar programado para o período é de 5.650MW.

Conforme a usina de Itaipu, apesar do aumento na quantidade de energia enviada, o funcionamento da hidroelétrica ocorre de forma "ininterrupta", e o apagão não atingiu a geração de energia.

Maior usina em geração de energia do mundo, Itaipu forneceu mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início do início da operação, em maio de 1984. Atualmente, são 20 unidades geradoras e 14 gigawatts (GW) de potência instalada.

Em 2022, a usina de Itaipu produziu 69.873.095 MWh.

 

Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) disse que o ONS realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

 

"Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional."

 

No Paraná, o tempo de interrupção variou – enquanto em alguns locais há relatos de retorno rápido de energia, alguns bairros ficaram desligados por mais tempo.

O apagão nacional deixou um 1,7 milhão de unidades consumidoras do Paraná sem energia elétrica, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi registrado por volta das 8h30, em todo o estado, e totalmente normalizado às 11h30, segundo a empresa.

O que diz a ONS

 

Em nota, o ONS disse que a interrupção de carga afetou principalmente estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."

Ainda conforme o ONS, "a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/08/15/itaipu-afirma-operar-normalmente-em-meio-a-relatos-de-apagao-de-energia-eletrica.ghtml

Comentários

Últimas notícias

02 Set
Pioneira FM
Polícia investiga esquema criminoso após pessoas tentarem sacar dinheiro

Para tentar retirar os cartões, vítimas ligavam para 0800 que aparecia na tela

02 Set
Pioneira FM
Combatente volta da Ucrânia para entregar pertences de paranaense desaparecido na Guerra.

Sadat, brasileiro que atuava como médico de combate na guerra contra a Rússia

27 Ago
Pioneira FM
Operação do Exército reúne 1,4 mil militares de batalhões do Paraguai e Brasil no Oeste

A ação teve início nessa segunda-feira e segue até o final de semana;

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.