Agora

Marcelo Teodoro

12:00 - 14:00

Notícia

Mais de 2 mil pessoas morreram e 10 mil estão desaparecidos após passagem de tempestade na

Ministro estima que a tempestade mediterrânea Daniel matou 2,5 mil pessoas além de deixar 25% da cidade de Derna debaixo d'água.
Mais de 2 mil pessoas morreram e 10 mil estão desaparecidos após passagem de tempestade na
AP Photo/Jamal Alkomaty

Mais de 2 mil pessoas morreram na Líbia após uma tempestade atingir o país no domingo (10), informou o diretor de um hospital na região de Derna, principal cidade atingida pelas chuvas, à Reuters.

Um representante do Crescente Vermelho, eq“Os corpos estão por toda parte - na água, nos vales, sob os edifícios", disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e também integrante do Comitê de Emergência criado após as enchentes.
O ministro disse que o número de mortos pode passar de 2,5 mil à medida que o número de desaparecidos aumenta.uivalente à Cruz Vermelha nos países de maioria islâmica, afirmou que cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas.

Foto mostra estrada desmoronada após enchente na Líbia em 11 de setembro de 2023 — Foto: Governo da Líbia via Associated Press

A cidade de Derna fica na costa da Líbia e é cortada ao meio por um rio que flui das terras altas para o sul. Há barragens que impedem a ocorrência de inundações.

Derna tem cerca de 125 mil habitantes. Devido à tempestade, as ruas foram tomadas pela água, casas foram inundadas, edifícios foram destruídos, carros acabaram virados e moradores foram arrastados. A força da água também destruiu barragens na região.

A tempestade mediterrânea Daniel que atingiu a Líbia no domingo (10) também afetou as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj.

 

Antes de chegar ao norte da África, a tempestade Daniel levou estragos à Grécia, Turquia e Bulgária. A Líbia pediu ajuda internacional para se recuperar da tragédia. Países como os Estados Unidos e a Turquia enviaram aviões com suprimentos para o país africano.

A tempestade perdeu força após a passagem pela Líbia. Agora, chegou ao Egito, preocupando as autoridades e colocando o país em alerta.

 

Regime parlamentarista da Líbia
A Líbia vive um regime parlamentarista instituído na cidade de Tripoli, capital do país, sob a chancela de Abdulhamid al-Dbeibah. O governo é consequência de uma revolta popular mobilizada em 2011 com apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra o então líder Muammar Gaddafi.

 

Isso porque, em 2014, o país se dividiu em duas frentes: uma alinhada à Otan, que é reconhecida internacionalmente, e outra liderada por Osama Hamad, que controla o leste do país.

Em 2021, al-Dbeibah foi escolhido primeiro-ministro com a promessa de realizar novas eleições para todo o país. No entanto, o pleito segue sem data definida por causa de desentendimentos entre os grupos acerca das regras da eleição.

Fonte(s): https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/09/12/libia-recupera-corpos-em-cidade-inundada.ghtml

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Mundo
Motociclista de 27 anos morre em batida com caminhonete no Centro de Cascavel

Richard de Araújo Machado foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte instantâne

26 Abr
Mundo
Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Assis Chateaubriand

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand investiga o crime de tentativa de homicídio contra C. A. de A. 45 anos

26 Abr
Mundo
Agricultor fica ‘preso’ uma hora e meia em máquina agrícola por risco de descarga...

Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou ser acionada para desligar cabos e evitar descarga elétrica. Caso foi registrado em Ubiratã

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.