Agora

GILMO MENDES

13:00 - 15:00

Notícia

Ministério Público vai à justiça para barrar leilão de imóveis públicos em Cascavel

Câmara de Vereadores aprovou a venda de 58 terrenos e 28 deles estão sendo questionados
Ministério Público vai à justiça para barrar leilão de imóveis públicos em Cascavel
imagens

A ação judicial tramita na Vara da Fazenda Pública. O GAEMA (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), órgão ligado ao Ministério Público, pede liminar para que a prefeitura de Cascavel se abstenha de realizar a alienação ou venda dos imóveis que constam na lei 7.532/2023 aprovada pela Câmara e ainda que não haja a publicação do edital do leilão, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia para cada imóvel que for anunciado ou vendido.

O objeto da ação é parte dos 58 terrenos que a prefeitura alega estarem ociosos há mais de cinco anos e por isso, serão leiloados para fazer incrementar o caixa do município. A expectativa é arrecadar R$ 30 milhões.

Na lista do pedido liminar estão 28 imóveis, entre eles, o do estádio Ninho da Cobra no bairro Pioneiros Catarinenses e o do pátio da 7ª Ciretran.

O GAEMA e o Ministério Público alegam que a intenção do município é inconstitucional pois desafeta de imóveis públicos caracterizados como áreas institucionais, com finalidade prevista em Lei Federal, bens incluídos em área de preservação ambiental (reserva biológica e parque) e bem tombado (estádio Ninho da Cobra), os quais, por lei, devem ser mantidos sob o domínio público.

Em termos de extensão, são 133.673,10m2 de áreas institucionais e outros 533.378,36m2 de áreas sujeitas a proteção ambiental.

A promotoria argumenta ainda que é flagrante a ilegalidade da Lei Municipal, que considerou dispensáveis inúmeros imóveis incorporados ao patrimônio do município e que o poder público municipal não possui discricionariedade para atribuir falta de interesse aos imóveis institucionais e vendê-los, uma vez que foi em razão do comando geral de uma norma federal que 28 (vinte e oito) dos bens públicos foram incorporados ao patrimônio municipal.

 

NOTA DO MUNICÍPIO

"O Município foi notificado pelo Ministério Público sobre a Ação Civil Pública e já apresentou os esclarecimentos em relação aos pontos apontados, diluindo qualquer dúvida que, porventura, o MP tenha em relação ao processo.

A ação questiona algumas áreas alienadas por suspostamente serem biomas, estarem em área de preservação permanente ou, ainda, por serem de utilidade pública.

Com a defesa técnica já protocolada, agora a administração aguarda a decisão do juiz".

Fonte(s): https://catve.com/noticia/4/397793/ministerio-publico-vai-a-justica-para-barrar-leilao-de-imoveis-publicos-em-cascavel

Comentários

Últimas notícias

20 Out
Pioneira FM
Conheça o hotel do PR que superou o Copacabana Palace

Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, recebeu pontuação máxima em novo guia de turismo

20 Out
Pioneira FM
Estado de saúde de advogada que salvou família de incêndio em apartamento no PR é gravíssi

Boletim foi atualizado na manhã desta segunda-feira (20).

20 Out
Pioneira FM
Primeira morte por intoxicação de metanol no Paraná ocorre em Foz do Iguaçu

Homem de 55 anos morreu no dia 14 de outubro. Segundo óbito, na mesma cidade, está em investigação.