Agora

Rádio Pioneira

12:00 - 13:00

Notícia

Produção de insumo essencial para fabricação de medicamentos no Brasil cai de 50% para 5%

Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é responsável pelo efeito terapêutico dos remédios
Produção de insumo essencial para fabricação de medicamentos no Brasil cai de 50% para 5%

Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é responsável pelo efeito terapêutico dos remédios. Fabricação pelo Brasil caiu nas últimas décadas. Empresa do Paraná investe na produção como estratégia de 'competência tecnológica'.

Em pouco mais de 30 anos, a taxa de produção própria de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do Brasil caiu de 50% para 5%, de acordo com presidente da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI), Norberto Honorato Prestes Junior.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), IFA é a substância responsável pelo efeito farmacêutico desejado do remédio. O "ingrediente" é imprescindível na formulação de medicamentos.

Apesar da drástica redução na produção nas últimas décadas, em 2023, as 48 empresas que produzem IFA no Brasil exportaram mais de 850 milhões de dólares, segundo dados da ABIQUIFI.

 

O número engloba exportações de cerca de 150 diferentes IFAs, como anestésicos, antirretrovirais, analgésicos, vacinas e entre outros.

 

?O que são os IFAs

 

Nelson Ferreira Claro Júnior, diretor da unidade de IFAs da Prati-Donaduzzi, uma das empresas brasileiras que produz o insumo em Toledo, no oeste do Paraná, e faz a seguinte analogia para explicar a importância do produto na produção de remédios:

 

"É possível fazer bolo chocolate sem ter matéria prima chocolate? Não. Então, o chocolate do bolo é o IFA, sem o IFA, não existe medicamento. [...] O Brasil tem uma indústria farmacêutica bastante desenvolvida, nós aprendemos a fabricar bolo muito bem feito, vários tipos de bolo, mas nós dependemos dos insumos, do chocolate", explicou o diretor.

Em vacinas de vírus inativados, por exemplo, o IFA contém o corpo do micro-organismo "morto", que não é mais capaz de se replicar e provocar uma infecção. Após receber a vacina, o corpo da pessoa passa a conhecer a estrutura do vírus e produz defesas específicas contra as formas de ataque.

Atualmente a Prati-Donaduzzi, em Toledo, produz a IFA Canabidiol, usado no tratamento de doenças do sistema nervoso e a IFA Cabergolina, que inibe/interrompe a produção de prolactina - hormônio que produz leite materno.

FioCruz produziu primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para a produção da vacina contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

FioCruz produziu primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para a produção da vacina contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2024/06/26/pandemias-eventos-climaticos-e-questoes-geopoliticas-entenda-riscos-de-reduzir-producao-nacional-de-insumo-essencial-aos-medicamentos.ghtml

Comentários

Últimas notícias

17 Nov
Pioneira FM
Polícia encontra homem dormindo com criança de 7 anos durante ação contra abuso infantil

Homem de 47 anos foi preso em flagrante.

17 Nov
Pioneira FM
Robinho deixa 'presídio dos famosos' em Tremembé e é transferido para unidade em Limeira

Ex-jogador cumpria pena no 'presídio dos famosos', a P2 de Tremembé (SP), desde março de 2024.

17 Nov
Pioneira FM
Inmet emite aviso laranja de perigo para tempestade em 10 estados do Brasil

Alerta vale até terça (18) e abrange Centro-Oeste, Sudeste e Sul.